top of page

O Programa de Recuperação da Casa Dia

Programa de 12 Passos

Para indivíduos dependentes de drogas lícitas, incluindo o álcool, e/ou ilícitas causa um impacto profundo e positivo na manutenção da abstinência e no estilo de vida. Estes resultados comprovam-se através dos Grupos de Ajuda-Mutua desde 1935.

Um programa espiritual, não religioso sem dogmas e divindades, de recuperação da adicção. Os estudos revelam que:

a) existência de uma rede social de apoio na manutenção da abstinência;

b) efeito da auto-eficácia (desenvolvimento de competências cognitivas e emocionais);
c) confiança na manutenção da abstinência (sobriedade).


Consequentemente, estes três fatores são promotores de saúde e de prevenção do abuso de drogas lícitas, incluindo o álcool, e/ou ilícitas. Existe, dentro da instituição, um grupo institucional de Narcóticos Anônimos, NA, que funciona uma vez por semana.

PROMOÇÃO DO AUTO CUIDADO E DA SOCIABILIDADE 

fazem parte dessas atividades a higiene pessoal, arrumação e limpeza dos pertences e das acomodações de repouso e banheiro; participação na elaboração de refeições e limpeza da cozinha e do refeitório de uso coletivo; participação na limpeza e organização de espaços coletivos, como salas de recreação, jardins e horta de consumo interno; participação na organização e realização de eventos e programa da entidade, supervisionadas por membros da equipe, que motivam e dão caráter terapêutico a essas atividades. Tem como objetivo trabalhar a responsabilidade, comprometimento, auto-estima, trabalho em equipe e socialização. Funciona através de uma escala semanal, em sistema de rodízio, feita pela equipe, observando o caráter terapêutico para cada setor de acordo com a necessidade e aptidão do acolhido. Ser um membro responsável da comunidade de quem dependem os outros.

 

ESPIRITUALIDADE

buscam o autoconhecimento e o desenvolvimento interior, a partir da visão holística do ser humano, objetivando o fortalecimento de valores fundamentais para a vida social e pessoal, assegurando o disposto nos incisos VI e VII do art. Quinto da Constituição Federal.  Capacitar energia para crescimento individual e coletivo. Acontecem todas as manhãs, coordenada por um membro da equipe. Aprimora a coesão da comunidade mas também reforça o progresso individual. Fortalece a percepção de um ambiente estável e de uma vida organizada.

 

ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO INDIVIDUAL

tem o objetivo de atender o acolhido de forma individual, para auxiliá-lo no contato consigo mesmo, ou seja, seus sentimentos, ansiedades, angústias, projeções... A fim de reconstruir seus recursos internos e assim administrá-los externamente. É realizado por uma psicóloga tecnicamente preparada, cujo conteúdo do atendimento é resguardado de sigilo e ética profissional.

ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO GRUPAL

objetiva a troca e socialização de sentimentos e compreensão, percepção de si e do outro, a integração com o grupo, desenvolvimento da empatia, receber e oferecer apoio, melhorar os relacionamentos e a comunicação interpessoal, aumentar a autoconfiança, auto imagem e a auto estima, fazer mudanças pessoais dentro do grupo com a expectativa de transferir essa aprendizagem para a vida, etc. è realizado por uma psicóloga da equipe. 

PASSAGEM DE ETAPAS

conforme o acolhido conquista habilidades e responsabilidades diante do programa, vai adquirindo status (posição) de mudança de etapas, com funções mais específicas dentro do Grupo; como a acompanhar acolhidos recém chegados ao programa, orientá-los e auxiliá-los no dia a dia da vida na comunidade e das etapas do programa. 

 

GRUPO DE 12 PASSOS

é realizado pelo conselheiro ou por um acolhido de nível avançado e é baseado na filosofia desenvolvida pelos Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA). Auxilia o acolhido a perceber a perda do domínio de sua vida e a sua impotência diante do álcool e de outras drogas. Esse grupo acontece de 3 a 5 vezes por semana( interna e externamente), de acordo com a etapa do programa de acolhimento em que o acolhido se encontra e é fundamental no processo de recuperação à medida que oferece ao acolhido:

- Conhecimento sobre a dependência química e seus efeitos;

- Aprendizagem para lidar com a abstinência;

- Desenvolvimento de uma espiritualidade;

 

REUNIÃO MATINAL

conscientização da importância do indivíduo no coletivo. Destina-se a revisão diária e objetiva na vida na Comunidade Terapêutica e definição de tarefas do dia com todos os participantes acolhidos e equipe, com finalidade de exercício social, proporcionando demonstrações de responsabilidade e honestidade. Proporciona, também, exercícios de valores positivos na relação mútua com seus pares e equipe, formando assim um grande grupo social. Acontecem todas as manhãs, exceto aos domingos e feriados. A filosofia do programa é recitada coletivamente para aprimorar o sentido de comunidade e fazer que o dia comece de modo positivo.

 

GRUPO DE SENTIMENTO

é um grupo de ajuda - mútua e acontece duas vezes por semana entre os acolhidos e um membro da equipe. Através da experiência individual socializada, ajudam o acolhido a entender e aceitar a problemática e a lutar, utilizando os recursos que a comunidade oferece e que os companheiros colocam em prática com sucesso. 

 

LAZER

diversão com qualidade e prática de atividade desportiva e intelectual, trabalhando valores, limites e respeito ao outro. A prática da atividade física, regular e orientada, ao mesmo tempo em que promove a saúde, canaliza energia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Orientar os residentes na prática de uma atividade física fortalece a integração dentro da instituição, facilitando o desenvolvimento holístico de seus participantes. Acontecem diariamente, com a prática de futebol, peteca, xadrez, ping-pong, dama, filmes, livros e atividades programadas de acordo com o PAS e/ou etapa em que o acolhido se encontra. Também poderá acontecer, momentos em conjunto com seus familiares ou pessoas indicadas pelo acolhido;

 

SAÍDAS DA COMUNIDADE

elas começam a acontecer na terceira etapa, etapa de preparação, onde os acolhidos tem a possibilidade de participar de grupos de auto ajuda (AA, NA E AE), de clubes de lazer, saídas culturais e de lazer (idas ao teatro, cinema, e outros eventos). Também têm a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para seu processo e transforma a forma de lidar e tratar com a vida.  

 

VISITAS EM CASA

preparar o acolhido e a família para o retorno e convivência, oferece a oportunidade ao acolhido de se auto avaliar. O retorno ao convívio familiar e social. Acontece quando o acolhido passa pelas três primeiras etapas do programa e a equipe avalia que ele deverá ir ao convívio familiar por cinco dias e retornar à comunidade. Pode acontecer uma ou mais vezes conforme a orientação da equipe de trabalho e o desenvolvimento de seu PAS. O mesmo deverá trazer dois relatórios, um feito por ele e outro pelos seus familiares relatando as impressões captadas neste dias.

 

ORIENTAÇÃO FAMILIAR

informação, conscientização e evolução de vínculos. Visa o atendimento específico do caso e apropria a família sobre as necessidades apresentadas no decorrer do programa, encaminhamentos que se fizerem necessários e reavaliação do PAS. Acontecem sempre que necessária nos dias de visita ou através de agendamento. Normalmente é conduzida pelo membro da equipe de referência do acolhido. 

 

VISITAS

resgatar vínculos. Acontecem quinzenalmente aos domingos das 13 às 17 horas. È importante que os familiares do acolhido acompanhem o programa e tenham acesso ao processo que os mesmos estão vivendo, assegurando desta forma, uma interação na mudança de estilo de vida e um acompanhamento de seu PAS.

 

GRUPO DE PREVENÇÃO DE RECAÍDA

esse grupo surgiu através do conhecimento e prática de exercícios de prevenção de recaída, elaborado por Luiz Antônio Bertolotte e Paulo Knapp no livro: Prevenção da Recaída, Artes Médicas e compõe um conjunto de habilidades, reconhecidas e constituídas através do autoconhecimento que estimulam e promovem a mudança de comportamentos e atitudes do estilo de vida da pessoa para evitar uma recaída. O objetivo maior é progressiva e gradativamente, lidar com situações consideradas de risco. O grupo acontece uma vez por semana com duração de 60 minutos.

 

AMOR EXIGENTE

trabalhando princípios de vida e metas semanais na busca de uma qualidade de vida. Através da auto-avaliação e participação dos companheiros, estabelece metas pontuais e objetivas que visam mudanças de atitudes e comportamentos, melhorando a qualidade de vida e das relações no dia a dia da CT. Reforça a percepção da necessidade e da capacidade de mudança que cada um tem ao mesmo tempo que, contribui para o crescimento da auto estima à medida que as mudanças vão acontecendo e surtindo efeitos.  É coordenado por integrantes do Amor Exigente, acontece uma vez por semana com a duração de 90 minutos. 

 

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL QUINZENAL

efetividade do plano de atendimento  singular (PAS), adequações, acompanhamento e desligamentos. Acontece uma vez por semana com a participação de todos os membros da equipe. 

 

PÓS ACOLHIMENTO

prevenção de recaída e manutenção do tratamento, com acompanhamento psicológico, terapia em grupo e programa de 12 Passos.

casadiadivinopolis_logo.png
bottom of page